Pra quem está na busca do autoconhecimento, é imprescindível conhecer a relação entre o Consciente e o Subconsciente. Manter uma relação saudável entre os dois, pode significar muito nos resultados obtidos em qualquer área da nossa vida.
De uma forma bem simples, é o seguinte:
Escute o artigo em formato Podcast Narrativo
Enquanto o consciente é o raciocínio, a análise e o concreto capaz de criar imagens, estímulos e desejos… O subconsciente apenas aceita, sem discussão, sem controvérsia.
O subconsciente não tem a capacidade de pensar. Não sabe o que é real ou imaginação. Não sabe o que é verdade ou mentira. Não sabe nem mesmo o que é passado, ou que é futuro. Pro subconsciente, tudo é agora, no presente.
O subconsciente é apenas emocional. 100% emocional. Ele age por emoção. Cada imagem gravada no subconsciente gera uma emoção. Ele não distingue nada, não discerne nada, ele simplesmente agrega uma emoção àquela imagem que o consciente permitiu, um dia, que chegasse até ele.
Sim, o consciente é o vigia. É o nosso discernimento.
Só o consciente pode aceitar ou rejeitar uma informação. Para uma informação chegar ao subconsciente, ela tem que passar pelo crivo do consciente, o analítico, o racional.
Uma vez que uma informação chega ao subconsciente, lá ela fica, e não se altera. E será tomada como verdade, e essa “verdade” forjará as suas crenças, seus paradigmas. E por paradigmas entende-se um modelo de ideias e hábitos.
Paradigma é tudo aquilo que você crê. Por isso que se diz que seus paradigmas ditam sua vida, porque a vida é o que você crê. E o que você crê você externa, com atitudes, caráter e personalidade.
Então é urgente, trazer luz ao subconsciente.
E detectar quais são as crenças, quais são seus paradigmas que estão lá no fundo do seu subconsciente.
Como o subconsciente é 100% emocional, nossas reações emocionais, muitas vezes são intempestivas, ou mesmo auto sabotadoras.
Isso porque lá dentro do subconsciente pode haver crenças que por vezes impedem o nosso autodesenvolvimento. Pode haver crenças que jogam contra os nossos projetos de vida.
E tudo isso emerge do fundo do nosso subconsciente, sem nos darmos conta. Esse processo não é um processo consciente.
O subconsciente é um quarto escuro repleto de imagens e emoções. Apenas imagens e emoções sem nenhum discernimento. E o trabalho no autoconhecimento é iluminar esse quarto escuro.
Porque é justamente daí, que emergem os paradigmas, nossas crenças e hábitos que ditam nossas escolhas, nossas considerações.
Sim, então você deve estar se perguntando;
E como posso mudar um paradigma?
Através da repetição de novas informações. É como colocar novas informações no subconsciente.
Isso pode ser feito de diversas formas, como por exemplo a Reprogramação Mental, muito usada no “Mental Training” ou pela autossugestão, com o uso de cartões pendurados pela casa com afirmações positivas, ou entoando frases em voz alta. São inúmeras as técnicas…
O mais importante é você vigiar os seus pensamentos. Nossa mente é um jardim e o pensamento é a semente. Comece a semear pensamentos de paz, de abundância, de boas ações, de sentimentos nobres… enfim.
Crie uma disciplina para começar a colocar novas informações no seu subconsciente, informações mais altivas, mais elevadas, e você verá a mudança nos seus resultados em qualquer área da sua vida, afetiva ou profissional.
Isso porque você manifesta em sua vida o que você crê.
E o que você crê forma os seus paradigmas.
E graças aos paradigmas que nós conseguimos os resultados. Mude seus paradigmas e você mudará os seus resultados.
Eu espero que este artigo o tenha ajudado de alguma forma. É claro que isso é apenas a ponta do Iceberg, muito há o que ser dito sobre este tema. E principalmente, muito trabalho a ser feito quando o assunto é autoconhecimento.
Estou sempre à disposição para elucidar qualquer dúvida.
Compartilhe esse artigo com quem você acha que gostaria de saber mais sobre este tema. Nos vemos em breve!
Gratidão!
Marcelo
Comments